O bom samaritano

História bíblica

Essa história foi contada por Jesus para explicar o mandamento de Deus: “Ame ao Senhor seu Deus, de todo coração, com todas as forças e inteligência, e ame também ao seu próximo, como a você mesmo.”

Naquela época havia um povo chamado Samaritanos que viviam na Samaria, um território vizinho da Judéia, onde viviam os judeus. Os Judeus não gostavam dos Samaritanos.

Jesus começou a história dizendo:

– “Certa vez, um judeu estava viajando de Jerusalém para Jericó. De repente apareceram alguns ladrões maldosos, que lhe roubaram a roupa e tudo que aquele homem possuía. Além de roubarem eles também bateram muito nele, a ponto de o deixarem desacordado no chão.

Por acaso, um pouco depois, passou por aquele caminho um sacerdote. Quando ele viu o homem todo machucado, passou pelo outro lado da estrada e não lhe ajudou.

Um tempo depois, passou um homem que servia na igreja, um levita, ele viu o judeu caído no chão e, também não o ajudou.

Então passou um samaritano, ele viu o homem ferido e teve compaixão dele, o resgatou e o levou a uma hospedaria que havia no caminho. Lá tratou suas feridas cuidou dele. No dia seguinte ele deu aos donos da hospedaria duas moedas de prata e pediu que cuidassem dele, falou que quando voltasse de viagem pagaria qualquer excedente que fosse gasto para que cuidassem do homem.”

Após contar a história, Jesus perguntou:

– Qual dos três seguiu o mandamento de Deus com o judeu que foi assaltado?

– O samaritano, que teve misericórdia dele! – responderam

– Pois então, façam vocês o mesmo – falou Jesus.

***

Ajude esse site a se manter no ar

Clique aqui para ler o poema Canção da infância

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *