Autor desconhecido
Era uma vez um menino chamado Joãozinho que vivia em uma pequena cidade. Ele tinha muitos amigos, todos eram felizes e viviam em paz.
Certo dia, Joãozinho estava brincando em seu quintal entre as raízes de uma grande árvore.
De repente, ele encontrou uma pequena bola de cristal ainda suja de terra.
Ele a lavou e ficou a admirando.
Para sua surpresa ele ouviu uma voz vindo de dentro da bola:
– Faça um pedido!
Ele ficou admirado, não entendeu direito o que tinha acontecido. Depois de muito pensar, não conseguia decidir o que pedir, então começou a carregar a bola em seu bolso, esperando por inspiração.
Dias depois seu melhor amigo o viu olhando para a bola e pediu para segurá-la. Joãozinho deixou e no mesmo instante a bola falou novamente:
– Faça um pedido!
Seu amigo, sem pensar por um único minuto, falou:
– Quero ficar rico!
No mesmo instante um diamante gigante apareceu em sua mão. Ele deu um pulo e saiu correndo para sua casa.
Em sua casa, com a bola de cristal, o amigo de Joãozinho tentou fazer outro pedido, mas a bola não fez nada, então ele percebeu que cada pessoa tinha direito a somente um desejo.
Logo a notícia se espalhou e todos na vizinhança queriam fazer um pedido para a bola de cristal.
Pediam a cura para uma doença, pediam para encontrar um grande amor, mas a maioria das pessoas pediam para ficar muito rico.
Porém, no desespero para ganhar grandes riquezas todos estavam fazendo loucuras para ter a bola, mesmo que por um minuto.
Em pouco tempo começou uma guerra na cidade, pessoas brigavam, roubavam e eram violentas umas com as outras.
Joãozinho queria fazer alguma coisa, mas não sabia como resolver a situação.
Um dia, quando todos estavam brigando, Joãozinho conseguiu pegar a bola e correr para sua casa sem que percebessem, imediatamente ele pediu a bola que tudo voltasse a ser como antes de ela ter aparecido.
Em um instante ele voltou ao passado, para o momento que encontrou a bola. Calmamente, ele a enterrou bem fundo e nunca mais a viu.
***
