Midas

Mitologia Grega

Na Grécia antiga, o povo procurava por um rei que pudesse governá-los. O povo foi perguntar ao oráculo como deveriam escolher o novo rei. O oráculo respondeu que o novo rei chegaria de carroça.

Enquanto o povo discutia o assunto, tentando entender como isso aconteceria, chegou na localidade uma família em uma carroça, eram Górdio, sua esposa e Midas, ainda criança.

No mesmo momento, Górdio foi escolhido como o rei do povo da Frígia. Górdio ainda viveu muitos anos e, quando faleceu, seu filho Midas se tornou rei.

Midas era muito ganancioso e só pensava em maneiras de aumentar as suas riquezas.

Certo dia, levaram até ele um homem que estava muito bêbado. Midas pediu que cuidassem dele até que sua família fosse buscá-lo. O rei não sabia que esse homem era Sileno, pai de criação do deus do vinho, Baco.

Midas cuidou do homem por dez dias e então Baco foi buscá-lo. Como agradecimento por ter cuidado de seu pai, Baco disse a Midas que poderia fazer um pedido que ele realizaria.

Midas não pensou duas vezes, pediu que tudo o que tocasse, virasse ouro.

Apesar de não achar que o pedido fosse uma boa ideia, Baco o concedeu prontamente.

No mesmo instante tudo o que Midas tocava virava ouro. A princípio ele ficou exultante com seu novo poder e pediu que preparassem um banquete para comemorar.

Porém, quando Midas começou a comer, percebeu que seu pedido havia sido uma maldição. Ao tocar um pão, ele imediatamente virou ouro, ao tocar a taça, o vinho se transformou em ouro no mesmo instante.

A filha de Midas, Phoebe, tentou ajudá-lo, mas acabou sendo transformada em ouro também.

Desesperado e percebendo que desta maneira morreria de inanição, Midas procurou Baco para pedir que seu dom desaparecesse.

Baco então ordenou que Midas se banhasse na fonte do rio Pactolo para que a água corrente o purificasse de sua ganância e levasse seu dom embora.

O poder de transformar tudo em ouro foi passado para o rio e no mesmo momento as areias ficaram douradas. Tudo o que foi transformado em ouro voltou ao normal, inclusive sua filha.

Midas se arrependeu de sua ganância e foi embora da cidade para viver no campo.

***

Ajude esse site a se manter no ar

Clique aqui para ler a história Os três filhos

1 comentário em “Midas”

  1. Pingback: O Lobo e a Garça – Histórias que minha avó contava

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *