O vestido azul

Autor desconhecido

Era uma vez uma menina que vivia em um bairro muito carente, em uma casa muito pobre e que costumava ir às aulas com roupas sujas e rasgadas. Ela também não tinha o costume de tomar banho todos os dias. Ficava triste porque seus colegas não gostavam de brincar com ela por causa das suas condições.

A sua professora vendo isso, quis ajudar, foi a uma loja, comprou um lindo vestido azul e deu à menina de presente.

A menina adorou o presente e na escola mesmo trocou de roupa e colocou o vestido.

Chegando em casa mostrou à sua mãe o lindo presente que havia ganhado. Sua mãe, vendo o vestido, pensou que não era certo a menina usar um vestido tão lindo sem estar de banho tomado, então, a partir daquele dia começou a dar banho todos os dias na filha.

Seu pai, vendo a filha tão arrumada pensou que não era certo uma menina tão linda viver em uma casa tão desarrumada e suja e resolveu fazer uns consertos, pintar algumas paredes e plantar um jardim.

Seus vizinhos, vendo aquela casa tão linda e arrumada, pensaram que não era certo as outras casas estarem tão precárias e resolveram fazer um mutirão para arrumar o bairro. Então, pintaram as casas, fizeram reparos, limparam a praça e plantaram árvores.

Um bom político, passando por ali, viu o que aquela gente tinha feito e pensou que não era certo pessoas tão esforçadas, não terem ajuda do governo. Então organizou uma comissão para fazer melhoramentos no bairro, fizeram um parquinho, uma quadra de esportes e uma escola nova para as crianças.

Depois disso, outros bairros pobres, vendo o que tinha acontecido, decidiram fazer o mesmo e a cidade toda foi melhorando.

A intenção da professora não era restaurar a cidade, mas a sua bondade com a menina desencadeou toda a transformação.

Não é fácil consertar uma cidade, mas é bem simples dar um vestido azul a uma menina carente.

Conselho de vó: Todo o bem que fazemos tem um retorno, nem sempre é claro, mas todo bem sempre volta.

***

Ajude esse site a se manter no ar

Veja aqui a história Ali Babá e os Quarenta Ladrões

2 comentários em “O vestido azul”

  1. Pingback: Os dois burrinhos – Histórias que minha avó contava

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *