A Lebre e o Camaleão

Conto africano

Era uma vez uma lebre e um camaleão que eram os melhores amigos. Nessa época, a África era atravessada por muitas caravanas que levavam todo tipo de produtos para trocar em outras paradas.

A lebre e o camaleão começaram então a trabalhar nas caravanas carregando suas peças. Eles queriam trocá-las por tecidos coloridos vindos de vilas distantes.

A lebre, porém, apressada como sempre, não tinha paciência para esperar o camaleão e ia embora na frente, carregando suas mercadorias.

O camaleão não tinha pressa, caminhava devagar levando seus produtos.

Como a lebre ia correndo, acabava perdendo seus produtos pelo caminho, quando chegava para fazer a troca não tinha quase nada para negociar, por isso ela só conseguia comprar um único tecido barato, cinzento e desbotado.

Já o camaleão, demorava para chegar, mas levava todos os seus produtos e assim comprava diversos tecidos, todos coloridos.

Por isso é que a lebre sempre usa a mesma roupa sem graça e o camaleão está sempre trocando de roupa, sempre com as mais lindas e coloridas que existem.

***

Ajude esse site a se manter no ar

Clique aqui para ler a história O Lobo e a Garça

4 comentários em “A Lebre e o Camaleão”

  1. Pingback: Kasa-Jizo – Histórias que minha avó contava

  2. Amei o conto,sou africana de Angola propriamente e moro no Brasil temporariamente como estudante bolseira. Já conhecia esse conto embora ter uma palavra ou outra diferente da que se conta em Angola.
    Amei

  3. Magalhães da silva

    foi muito interessante ler essa história,embora numa versão diferente da que aprendi na infância,viva aos contos populares antigos….

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *