Conto africano

Era uma vez uma lebre e um camaleão que eram os melhores amigos. Nessa época, a África era atravessada por muitas caravanas que levavam todo tipo de produtos para trocar em outras paradas.

A lebre e o camaleão começaram então a trabalhar nas caravanas carregando suas peças. Eles queriam trocá-las por tecidos coloridos vindos de vilas distantes.

A lebre, porém, apressada como sempre, não tinha paciência para esperar o camaleão e ia embora na frente, carregando suas mercadorias.

O camaleão não tinha pressa, caminhava devagar levando seus produtos.

Como a lebre ia correndo, acabava perdendo seus produtos pelo caminho, quando chegava para fazer a troca não tinha quase nada para negociar, por isso ela só conseguia comprar um único tecido barato, cinzento e desbotado.

Já o camaleão, demorava para chegar, mas levava todos os seus produtos e assim comprava diversos tecidos, todos coloridos.

Por isso é que a lebre sempre usa a mesma roupa sem graça e o camaleão está sempre trocando de roupa, sempre com as mais lindas e coloridas que existem.

***

Ajude esse site a se manter no ar

Clique aqui para ler a história O Lobo e a Garça

Maria Cecilia

View Comments

  • Amei o conto,sou africana de Angola propriamente e moro no Brasil temporariamente como estudante bolseira. Já conhecia esse conto embora ter uma palavra ou outra diferente da que se conta em Angola.
    Amei

  • foi muito interessante ler essa história,embora numa versão diferente da que aprendi na infância,viva aos contos populares antigos....

Recent Posts

Ekeko

História boliviana

2 dias ago

A Fábula da Verdade

Fábula do Oriente Médio

5 dias ago

Matrioska

HIstória russa

1 semana ago

O jardim do rei

Autor desconhecido

2 semanas ago

Daniel na cova dos leões

História bíblica

2 semanas ago

O homem que andava sobre as águas

História islâmica

3 semanas ago