O anzol de Maui

Lenda Havaiana

Maui era um jovem semideus muito poderoso que vivia com sua mãe Hina em uma grande caverna.

Ele não era um bom pescador, mas tinha um anzol mágico que usava com muita habilidade quando ia pescar de canoa com seus irmãos. Ele não deixava ninguém ver a ponta do seu anzol e seus irmãos sabiam que era um anzol diferente dos seus porque ele sempre pegava muitos peixes.

Por fim, cansados de ver o irmão trapaceando e recebendo todas as honras pela pescaria, decidiram não chamá-lo mais para acompanhá-los. Até mesmo Maui sabia que não merecia tantas honras.

Apesar das trapaças nas pescarias, Maui era um bom rapaz, se preocupava com o bem-estar de sua gente e queria, um dia, poder fazer um grande bem a todos.

Depois que foi expulso das pescarias, Maui costumava ir sozinho à baia. De lá ele via muitos barcos passando e pensou que todos ficariam felizes se as ilhas do Havaí fossem unidas, de modo que pudessem viajar por entre elas sem fazer as difíceis travessias de canoa.

Decidiu então convocar uma reunião entre os grandes líderes havaianos para juntos traçarem um plano para unir as ilhas para sempre. Disse a eles que precisaria da ajuda de todos, que prenderia seu anzol na ilha que hoje é chamada ilha de Maui e, juntos de barco, puxariam a ilha até que ela se unisse às outras ilhas, mas que os homens não poderiam olhar para trás, somente quando as duas ilhas estivesses bem unidas.

Os homens prometeram obedecer a Maui e logo se dedicaram à nova tarefa. Maui prendeu seu anzol mágico na parte da ilha mais próxima do Havaí, e quando deu a ordem, os homens e líderes fortes remaram com toda a força que tinham.

Lentamente, a ilha se movimentou atrás deles. Ninguém ousou olhar ao redor, por mais que estivessem curiosos para ver o que acontecia. Quando faltava apenas alguns metros um dos líderes não aguentou a curiosidade e olhou para trás. No mesmo instante o feitiço do anzol se quebrou e a ilha de Maui voltou para o seu lugar de origem deixando somente um pequeno pedaço de terra onde o anzol estava preso.

A decepção de Maui foi tão grande que ele não quis mais tentar. Ele disse que seu anzol tinha perdido o feitiço. Voltou para a caverna de sua mãe e lá chorou por muitos dias.

Isto foi muito antes de os homens brancos colonizarem o Havaí e, quando eles lá chegaram, ouviram essa história dos moradores locais.

***

Ajude esse site a se manter no ar

Clique aqui para ler a história A lenda de Bacabá

1 comentário em “O anzol de Maui”

  1. Pingback: O príncipe canário – Histórias que minha avó contava

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *