A princesa bambu

História japonesa

Era uma vez um velho lenhador que estava em uma floresta de bambu quando viu uma luz saindo de dentro de um deles que havia acabado de cortar. Quando se aproximou viu dentro do bambu uma menininha muito pequenina. Ele a pegou nos braços e a levou para casa.

O velho lenhador era casado há muitos anos, mas ele e a esposa nunca tinham tido um filho. Quando sua mulher viu a menininha ficou encantada por ela e os dois decidiram adotá-la.

Eles a chamaram de Kaguya Hime e a trataram com todo amor e carinho.

A menina cresceu muito rápido e em apenas três meses, já era uma linda moça. Isso começou a chamar a atenção dos vizinhos e das pessoas da cidade. Em pouco tempo havia vários rapazes lhe propondo casamento.

Kaguya Hime recusou todas as propostas.

Um dia, chegou ao ouvido do imperador a história da bela moça que tinha nascido de um bambu e ele foi visitá-la para saber se era verdade.

Quando o imperador a viu ficou apaixonado por ela e a pediu em casamento. Kaguya Hime recusou e o imperador ficou irritadíssimo com sua atitude, mandou que os seus guardas a prendessem e a levassem ao seu palácio.

Mas quando estavam prestes a pegá-la, ela simplesmente desapareceu na frente de todos. O imperador ficou assustado com o que tinha acabado de ver e desistiu dos seus planos de obrigá-la a se casar com ele.

Três anos se passaram e Kaguya Hime ficava cada vez mais bela e era admirada por todos pela sua bondade, porém seu pai percebeu que ela estava triste, principalmente em noites de lua cheia.

Um dia ele perguntou a ela o motivo de sua tristeza e ela respondeu:

– Querido papai, nunca te contei, mas eu vim da Lua. O meu tempo aqui está se esgotando e terei que voltar, estou triste porque sentirei muitas saudades de todos vocês aqui da Terra.

Seus pais ficaram muito tristes com o que ela havia falado e tentaram imaginar uma maneira de ela não precisar voltar para a Lua.

Porém, um dia, vários seres vieram do céu, vestiram Kaguya Hime em traje de princesa com muitas joias preciosas. Ela se despediu de seus pais e subindo em uma nuvem voou para o céu, de volta para a sua casa.

***

Ajude esse site a se manter no ar

Clique aqui para ler a história Tsuki-no-Usagi

1 comentário em “A princesa bambu”

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *