A vaca e o penhasco

Autor desconhecido

Era uma vez, um casal que vivia em um sítio afastado, perto de um grande penhasco. Eles eram muito pobres, viviam em uma casa bem pequena, feita de madeira. Tinham uma pequena horta e uma vaca como bem mais valioso.

A vaca lhes proporcionava o leite que eles vendiam para os donos dos sítios vizinhos, porém, como o leite era pouco, o dinheiro também era pouco.

Um dia, ficaram sabendo que haveria na cidade uma palestra com um homem muito sábio e ele prometia fazer qualquer um ficar rico.

Eles ficaram interessados em assistir a palestra e assim mudar de vida.

No dia marcado, foram caminhando até à cidade e lá aguardaram o horário do tão esperado evento.

Na palestra o sábio falou muitas palavras difíceis e eles não entenderam quase nada. No final, o homem foi até o sábio para pedir conselhos.

Ele contou toda a sua vida e de sua esposa, contou das dificuldades, da pobreza em que viviam e das poucas coisas que possuíam.

O sábio, depois de pensar um pouco, falou:

– Vou lhe dar um conselho, mas você tem que me prometer que vai cumpri-lo.

– Sim, senhor, farei o que me mandar!

– Então, jogue a vaca no penhasco!

– Como assim? – falou o homem – Se a vaca morrer será o nosso fim, vamos morrer de fome.

– Você prometeu que iria aceitar o meu conselho!

– Mas, mas…

– Faça o que eu disse!

Dois anos depois o sábio voltou àquela cidade para mais uma palestra e, na primeira fila, viu o homem e sua esposa, os dois estavam bem-vestidos e sorrindo.

No final do evento o homem procurou o sábio e lhe contou o que havia acontecido:

– Depois de alguns dias pensando no que o senhor havia dito, resolvi fazer o que tinha me mandado. Choramos muito, pois achamos que era o nosso fim. Porém, o desespero nos fez ver que tínhamos que fazer alguma coisa para sobreviver. Começamos aumentando a plantação em nossa horta, tudo o que plantávamos vendíamos na feira e investíamos no nosso terreno. Em pouco tempo, tínhamos uma grande plantação e alguns restaurantes começaram a vir comprar em nosso sítio. Precisamos contratar mais pessoas, construímos um barracão e uma casa nova. Hoje somos os maiores produtores de hortifruti na nossa cidade e em breve de toda a região.

Conselho de vó: Algumas coisas em nossa vida nos fazem acomodar e não conseguimos progredir. Às vezes, o desespero nos faz ver além e nos faz lutar com mais força.

***

Ajude esse site a se manter no ar

Clique aqui para ler a história O cavalo veloz

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *