O torneio da comilança

História norueguesa

Certa vez, um homem que tinha três filhos, sempre dizia que os três eram muito preguiçosos e covardes. Como estava velho e cheio de dívidas resolveu cortar todas as árvores de um bosque que havia em suas terras e assim pagar o que devia.

Sem poder cortar as árvores, pela idade avançada, pediu ao filho mais velho que fizesse o trabalho. O filho não quis, mas depois de muita insistência aceitou as ordens do pai e foi para o bosque com seu machado.

Decidiu começar o trabalho cortando um carvalho antigo, porém, ao dar a primeira machadada foi surpreendido por um troll que o expulsou de lá ameaçando-o de morte.

O filho mais velho chegou em casa esbaforido com o acontecido e contou tudo o que tinha acontecido. O pai ficou muito bravo com o filho e disse a ele que já tinha encontrado muitos trolls em sua vida, mas havia enfrentado cada um deles.

No dia seguinte o pai mandou o filho do meio fazer o serviço de cortar as árvores, mas antes de acabar a manhã o rapaz voltou para casa parecendo uma vara verde de tanto que tremia de medo do troll.

No dia seguinte o pai mandou o filho mais novo, já imaginando que ele teria o mesmo fim que os outros irmãos.

Porém, ele tinha um plano.

Ele colocou em sua bolsa dois queijos frescos, um caldeirão, alguns alimentos e foi para o bosque. Assim que levantou o machado para cortar o carvalho o troll apareceu. Ele sabia que os trolls não enxergavam direito, então, assim que foi ameaçado, ele pegou os dois queijos e começou espremê-los com suas mãos. Enquanto o soro do queijo escorria pelas suas mãos, ele começou a falar:

– Se você se aproximar de mim vou fazer contigo o mesmo que estou fazendo, tirando água dessas duas pedras. Vou espremê-lo até que veja seu sangue escorrer pelas minhas mãos.

O troll ficou impressionado com a força do rapaz e ficou com medo:

– Por favor, não faça isso comigo!!!

– Só se você me ajudar a cortar todas as árvores desse bosque!

O troll fez o que ele havia ordenado, assim, ao final do trabalho ele falou:

– Como fez tudo o que ordenei farei uma sopa para que possamos comer.

Assim que terminou a sopa ele falou:

– Vamos fazer uma competição para ver quem come mais sopa!

Porém, o rapaz, em vez de comer tudo, bebia um pouco da sopa e o resto despejava em sua bolsa. O troll, no entanto foi comendo até não aguentar mais. Assim o rapaz ganhou a competição.

Depois de um tempo o rapaz falou ao troll:

– Veja como faço para comer tudo o quanto quiser e não ficar cheio.

Então, ele colocou a bolsa na sua barriga e com uma faca cortou a bolsa deixando escorrer a sopa. O troll achou que ele tinha cortado a sua barriga e resolveu fazer o mesmo para então conseguir comer mais.

Assim que o troll cortou a própria barriga, morreu no mesmo instante. O velho pai do jovem pode vender toda a madeira e pagar suas dívidas.

Conselho de vó: Não faça como esse rapaz, preserve a natureza!

***

Ajude esse site a se manter no ar

Clique aqui para ler o poema Quando as crianças brincam

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *