Hanuman

História indiana

Hanuman é também conhecido como o Deus Macaco, porque ele tem corpo humano e cabeça de macaco.

Ele é filho de Vayu, o Deus do vento, e Anjana, uma ninfa celestial, mas a razão por ele ter nascido com cabeça de macaco é que sua mãe, quando era jovem, irritou um sábio que a transformou em macaca, ela implorou o seu perdão e foi perdoada, mas ele avisou que ela só voltaria a sua forma anterior depois de ter um filho.

Assim que Hanuman nasceu sua mãe voltou a sua forma anterior, mas o menino herdou suas feições de macaco.

Hanuman tinha habilidades extraordinárias como velocidade, força, coragem e sabedoria, porém, quando era criança vivia aprontando.

Uma vez, ele olhou o sol e achou que era uma manga, ele deu um pulo bem alto, de mãos estendidas para pegar a fruta, seu pulo foi tão alto que pensaram que ele estava voando, mas quando chegou perto de agarrá-lo, Indra, o rei do céu lançou um raio que o fez cair.

Vayu, quando viu o filho, aparentemente sem vida, retirou o movimento do ar necessário para o sustento da vida em todo o universo.

Com medo de um possível desastre cósmico, os deuses pediram ajuda a Brahma, o engenheiro do universo, que reviveu a criança, Vayu se acalmou e restaurou o movimento do ar.

Hanuman foi apelidado de mandíbula quebrada, porque na queda ele ficou com a mandíbula proeminente.

***

Ajude esse site a se manter no ar

Clique aqui e leia o poema O menino azul

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *