Jorinda e Joringel

História dos Irmãos Grimm

Havia um castelo, no meio de uma densa floresta, onde vivia uma bruxa muito poderosa. Durante os dias ela se transformava em qualquer animal que desejasse, porém, a noite voltava a ser bruxa.

Se algum homem se aproximasse do castelo era tomado por um feitiço no qual ficava paralisado e não podia se mover até que ela o libertasse. Ela libertava somente aquele que prometesse que nunca mais voltaria àquele lugar.

Se alguma mulher se aproximasse do castelo, era imediatamente transformada em um pássaro, que a bruxa prendia em uma gaiola. Ela já tinha mais de setecentas gaiolas com pássaros das mais diversas espécies.

Em um vilarejo próximo à floresta vivia um casal de noivos, Jorinda e Joringel, ele era pastor de ovelhas e os dois ansiavam pelo casamento que aconteceria em breve.

Um dia, eles resolveram passear pela floresta, no final da tarde se sentaram em uma pedra para ver o pôr do sol, mas quando resolveram voltar para o vilarejo ficaram perdidos e foram parar, sem querer, na entrada do castelo.

Joringel começou a se sentir entorpecido e de repente ficou paralisado. Ele viu Jorinda se transformar em um pássaro e a bruxa a colocar em uma gaiola. Ele ficou desesperado, mas não podia se mover.

Em seguida a bruxa falou com ele e o fez prometer que nunca mais voltaria àquele lugar. Sem ter como salvar sua amada, ele resolveu prometer e depois encontrar uma maneira de salvá-la.

Durante muito tempo Joringel tentou encontrar uma maneira de tirar sua amada do castelo, por muitas vezes ele andou em volta do castelo, mas não se atrevia a entrar no pátio com medo ficar paralisado novamente e despertar a ira da bruxa por não cumprir a sua promessa.

Por meses ele tentou encontrar uma saída, sem sucesso.

Uma noite, ele teve um sonho que encontrava na floresta uma flor vermelha como sangue e no meio das pétalas havia uma perola muito grande. No sonho, enquanto segurava a flor ele podia entrar no castelo sem ser paralisado.

Quando ele acordou o sonho estava vívido em sua mente e depois desse dia ele passou a procurar pela floresta uma flor como a do seu sonho.

Por meses ele procurou, até que um dia ele a encontrou, exatamente igual ao seu sonho.

Ele correu para o castelo e ficou feliz ao perceber conseguiu entrar nos portões sem ser enfeitiçado. Ele entrou no castelo e se surpreendeu ao ver gaiolas por todas as partes.

Quando a bruxa o viu ficou vermelha de ódio e tentou atacá-lo, mas quando se aproximou ele tocou a flor em sua testa e ela ficou paralisada.

Em seguida ele libertou os pássaros das gaiolas e a cada um deles que ele tocava com a flor era transformado em uma mulher.

Ele libertou Jorinda e juntos voltaram para o vilarejo para se casarem.

***

Ajude esse site a se manter no ar

Clique aqui para ler a história O macaco e o elefante

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *