A árvore confusa

História indiana

Havia na Índia, um belo jardim cheio de árvores, flores e arbustos. Todos viviam em harmonia e felizes, exceto por uma árvore que era muito triste.

Ela era única de sua espécie nesse jardim, nunca tinha dado flores ou frutos e por essa razão se sentia frustrada. Ela não sabia quem era, nem o seu propósito no jardim.

As outras árvores tentavam encorajá-la dizendo:

– Por que você não tenta dar mangas, assim como eu? – falou a mangueira.

– Bobagem! Você deveria dar rosas, assim como eu! – falou a roseira.

Esses comentários só faziam aumentar a frustração e a tristeza da árvore que não sabia quem era.

Um dia, chegou ao jardim, no início de uma noite quente, uma coruja muito velha. Ela se sentou no galho da árvore confusa e ouviu um choro triste e sufocado.

– Por que está chorando? – perguntou a coruja.

– Eu não sirvo para nada, não produzo frutos ou flores e não consigo ser como as outras árvores.

– Não se preocupe, esse seu problema é muito mais comum do que você imagina. Pare de olhar para as outras árvores e olhe para si mesma. Dentro de si mesma encontrará a sua vocação.

– Como assim? Não entendo!

– Você nunca dará mangas, porque não é uma mangueira, nem rosas porque não é uma roseira. Olhe a grande quantidade de pássaros que fazem ninhos em seus galhos, veja o seu tamanho majestoso, observe as pessoas que se sentam a sua sombra para descansar ou fazer um piquenique, você nasceu para ser grande e abrigar a todos que desejam descanso e proteção. Você é um carvalho!

Uma alegria imensa tomou conta da grande árvore, ela se sentiu forte e segura de si mesma. Agora ela sabia o que era e qual era sua missão.

Deste dia em diante, todo o jardim ficou completamente feliz.

***

Ajude esse site a se manter no ar

Clique aqui para ler a história A gata e o sábio

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *