A gata branca

Adaptação de história de Madame d’Aulnoy

Era uma vez um rei que tinha três filhos. Este rei estava ficando velho e decidiu falar com seus filhos:

– Meus filhos, em alguns anos não poderei mais exercer o meu papel de rei e deverei passar o trono para um de vocês. Portanto, decidi que vou dar uma tarefa aos três e o que a realizar melhor herdará o trono. Quero que vocês encontrem o cachorro mais bonito do mundo, aquele que encontrar será o novo rei. Vocês terão um ano para me apresentar o animal.

Os três saíram pelo mundo em busca do cachorro mais bonito, indo cada um em uma direção.

O príncipe mais novo, depois de muitos meses viajando por vários países, enquanto passava por uma estrada deserta, avistou um castelo magnifico no meio de uma floresta, então ele foi até lá para pedir abrigo por um dia.

Para sua surpresa o castelo era habitado por gatos, mas o mais surpreendente era que nesse castelo os gatos falavam. A rainha do castelo era uma gata branca que usava um medalhão em seu pescoço, ela o recebeu falando:

– Seja muito bem-vindo, em que posso ajudá-lo?

O príncipe contou a ela a sua história e a gata falou:

– Eu vou te ajudar, leve essa caixa para o seu pai, quando a abrir encontrará o cachorrinho mais bonito deste mundo.

Ele voltou para seu castelo e foi o vitorioso no desafio de seu pai, porém, o rei propôs um novo desafio a seus filhos.

– Vocês deverão encontrar o tecido mais fino de todo o mundo, aquele que conseguir herdará o meu trono, vocês têm um ano para cumprir a tarefa.

Os dois príncipes mais velhos foram cada um para um lugar do mundo, mas o príncipe mais novo voltou para o castelo da gata. Ele não entendeu o porquê, mas sentia muita falta dela.

Chegando no castelo ele foi bem recebido e contou para a gata a tarefa que seu pai lhe deu. Imediatamente, a gata lhe entregou uma caixa com o tecido, mas como ele ainda tinha muito tempo, e ficou por meses morando no castelo. Todos os dias ele passeava com a gata e os dois conversavam muito.

Quando faltava um mês para completar um ano ele voltou para o castelo de seu pai e novamente venceu o desafio.

Apesar de ter vencido as duas primeiras tarefas, o rei propôs um novo desafio a seus filhos:

– Aquele que voltar para o castelo tendo a mais bela princesa como noiva herdará o meu trono.

Os irmãos mais velhos visitaram todos os reinos do mundo para encontrar uma noiva, porém, o filho mais novo decidiu voltar ao castelo da gata. Ele realmente sentia muita falta dela.

Chegando no castelo ele foi muito bem recebido e então contou a ela o desafio do rei.

– Vou te ajudar!

Por mais um ano ele ficou no castelo da gata e todos os dias eles conversavam e se divertiam muito.

Quando chegou a hora de ele voltar para seu castelo a gata falou:

– Vou te ajudar a encontrar a sua noiva, quero que pegue aquela espada e corte a minha cabeça.

O príncipe ficou confuso, ele não poderia matar sua melhor amiga.

– Se você quer encontrar a noiva mais bonita deverá fazer isso!

O príncipe começou a chorar, ele não poderia fazer nenhum mal a ela, pois já a amava muito.

Ele abraçou a gata e chorando disse que não se importava com o reino, nem em ganhar o desafio de seu pai, que queria ficar com ela por toda a sua vida.

Quando suas lágrimas caíram na gata ela se transformou em uma bela princesa, então ela falou a ele:

– Agora posso finalmente falar sobre mim, sou filha de um rei muito poderoso, porém minha mãe gostava muito de viajar e conhecer novos lugares, certa vez, ela ouviu falar de um reino das fadas e decidiu ir lá para conhecer o lugar. Ela viajou comigo, que ainda era uma menininha de dois anos. Chegando no reino ela foi muito bem recebida pelas fadas que a instruíram que ela poderia passear por todo o castelo e comer de todas as frutas do pomar que desejasse, porém, em uma das árvores ela não poderia tocar, nem comer do seu fruto. A rainha concordou, mas ao passear pelo pomar ficou encantada pela árvore proibida e como se tivesse sido enfeitiçada, comeu do seu fruto. Quando percebeu o que havia feito, fugimos juntas do castelo. As fadas, iradas com a atitude da rainha nos seguiram e me sequestraram, me transformando em uma gata. Eu fui trazida a este castelo para viver com uma corte e servos que também são gatos. Eu só poderia ser liberta quando encontrasse o amor verdadeiro de um príncipe.

Depois disso, todos os outros gatos do castelo também foram libertos e agora eram pessoas. Os dois viajaram para o castelo do príncipe. Ele ganhou o desafio e se tornou o rei daquele lugar.

***

Ajude esse site a se manter no ar

Clique aqui para ler a história As religiões

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *