O príncipe serpente

Autor desconhecido

Era uma vez uma senhora que vivia em uma cabana na floresta. Ela era muito pobre e tinha somente o trigo necessário para mais uma refeição. Ela resolveu ir até o rio tomar um banho e pegar água para fazer um pão e se alimentar, depois disso não sabia o que seria da sua vida.

Ela foi até o rio, levando consigo uma vasilha com o resto do trigo que tinha. Ela tomou banho no rio e quando foi colocar água no trigo levou um susto, porque em sua vasilha não tinha mais trigo e sim uma cobra.

Ela fechou os olhos e achou que seria o seu fim, que seria picada e morreria naquele lugar, mas quando olhou para a vasilha novamente a cobra havia sumido e em seu lugar havia um colar de pedras preciosas.

Ela ficou sem entender nada. O que poderia ser aquilo que tinha acontecido?

A senhora voltou para sua cabana com o colar no bolso, então resolveu ir até o castelo do rei para tentar vender o colar a ele assim ter o que comer.

Chegando no castelo ela foi recebida pelo rei que ficou impressionado com o colar e pagou muitas moedas de ouro por ele. Desta forma, depois daquele dia a velha senhora não precisou se preocupar com o que comer pelo resto da sua vida.

O rei mostrou o colar a rainha e ela ficou muito feliz com o presente, depois ele guardou o colar em seu baú de joias, o trancou e mantinha a chave do baú em um colar ao seu peito.

O rei e a rainha eram casados há muito tempo, mas não tinham filhos. Um dia eles foram convidados para o batismo da primeira filha do rei do país vizinho. A rainha se lembrou do colar e resolveu usá-lo na ocasião.

No dia da viagem o rei abriu o seu baú para pegar o colar e quase caiu de costas com o que viu. Havia um bebê dentro do baú, um menino lindo e gorducho.

O rei chamou a rainha e ela ficou encantada, eles queriam muito ter um filho e agora haviam realizado o sonho. Só não entenderam como um colar se transformou em um menino, mas resolveram acreditar em um milagre.

Eles não viajaram e em vez disso anunciaram a todos os cantos do reino que tinham um filho, também fizeram uma festa que ficou na história daquele lugar.

A velha senhora que havia encontrado o colar foi chamada e agora ela era babá do pequeno príncipe.

Muitos anos se passaram e o príncipe se transformou em um jovem muito bonito, educado e amoroso com seus pais e seus súditos.

Como estava em tempo de casar, seu pai combinou com o rei do país vizinho de casar seus filhos.

Porém, a velha senhora era muito fofoqueira e acabou contando para algumas pessoas sobre a história da cobra, do colar e do menino.

Essa fofoca chegou aos ouvidos da rainha do país vizinho que começou a insistir que sua filha descobrisse a verdade assim que estivessem casados.

Depois do casamento e da festa, a princesa começou a fazer perguntas ao príncipe que respondeu que não poderia dizer a verdade ou ela iria se arrepender, pois não iria querer continuar casada com ele.

Essa sua resposta assustou a princesa, mesmo assim ela continuou insistindo.

Um dia, cansado de tantas perguntas, o príncipe resolveu levá-la até o rio onde ele foi encontrado pela velha senhora.

Eles se sentaram na beira do rio e ficaram conversando, anoiteceu e eles continuaram esperando. Quando deu meia noite a princesa olhou para seu lado e o príncipe havia desaparecido e no rio ela viu uma cobra gigantesca. Ela levou um grande susto, deu um pulo e fugiu daquele lugar.

Por dias elas esperou que o príncipe voltasse, mas ele não apareceu. Então, ela mandou construir uma casa na beira do rio para esperar a sua volta.

Alguns anos se passaram e todos os dias ela se arrependia de ter insistido tanto para que ele contasse o seu segredo. Ela era feliz com ele, não precisava saber de nada, somente continuar vivendo uma vida feliz ao seu lado.

Um dia, assim que acordou viu uma mancha de lama dentro de sua casa. Isso aconteceu por vários dias até que uma noite ela sonhou que o seu quarto estava cheio de cobras gigantescas.

Na manhã seguinte havia uma cobra enorme em seu quarto. Ela levou um susto e começou a gritar.

– Por que está gritando? – falou a cobra – Você está aqui me esperando e agora se assusta ao me ver.

A princesa parou de gritar, pois havia reconhecido o seu marido.

– Me perdoe – falou a princesa chorando – me perdoe por insistir tanto para que contasse o seu segredo, nós éramos muito felizes, eu destruí tudo.

– Eu fui enfeitiçado quando era um bebê, mas há uma maneira de me livrar desse feitiço.

– Fale o que eu preciso fazer, eu farei qualquer coisa para que possamos ficar juntos novamente.

– Na noite de lua cheia coloque tigelas de leite com açúcar em todos os cantos da casa, as cobras virão para beber o leite e a rainha das serpentes também virá, quando ela chegar peça pela minha libertação.

O príncipe foi embora e na noite de lua cheia ela preparou a casa conforme haviam combinado.

Meia noite a casa começou a ser invadida por cobras e então apareceu a Rainha das Serpentes.

– Rainha das Serpentes, por favor, liberte o meu marido!

A grande cobra ficou em frente da princesa que chorando falava:

– Rainha das Serpentes, liberte o meu marido! Liberte o meu marido!

A grande serpente viu o seu amor pelo príncipe e falou:

– Amanhã ele virá!

A princesa estava tão nervosa que acabou desmaiando.

Quando acordou já tinha amanhecido, as cobras tinham ido embora e seu marido havia voltado.

O amor dela o libertou e eles puderam ser felizes novamente.

***

Ajude esse site a se manter no ar

Clique aqui para ler a história A rosa mais linda do mundo

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *