História islâmica
Um jovem beduíno atravessava o deserto e ao passar por uma pequena aldeia avistou um ancião curvado, cavando o solo com um bastão. Curioso, aproximou-se e viu que o homem plantava uma muda de tamareira.
– Senhor, por que plantar aqui? Saiba que uma tamareira demora até 100 anos para dar frutos aqui no deserto? O Senhor sequer irá vê-la produzindo!
O ancião respondeu, sem parar seu trabalho:
– Meus avós plantaram para que eu comesse. Eu planto para que outros comam.
O jovem decidiu acompanhar o ancião por dias e descobriu que ele plantava 3 mudas por dia, desde sua juventude: Uma muda em nome de Allah, uma para as pessoas do vilarejo e viajantes e outra para os pássaros e animais da região. De tempos em tempos ele se mudava de aldeia e fazia a mesma coisa por anos.
Muitos anos se passaram e o jovem, agora um homem de 50 anos, retornou para o mesmo local e quase não reconheceu a aldeia, onde havia um deserto, havia um oásis verde cheio de tamareiras jovens. As pessoas e os animais do local usufruíam das sombras e dos frutos. Ele perguntou sobre o idoso e soube que ele já havia morrido, mas todas as pessoas lembravam dele com gratidão.
Um velho da aldeia falou ao viajante:
– O ancião sempre dizia: “Quando você enterra uma semente com fé, está confiando em Allah. A recompensa virá, mesmo que não seja para você.”
***