O jovem e o sábio

História Japonesa

Certa vez, em uma aldeia no sul do Japão vivia um velho sábio que todas as manhãs ia para a beira de um rio para contemplar a natureza e meditar debaixo de uma árvore.

Um dia, quando chegou no seu local de costume viu, sentado à beira do rio, um jovem chorando e soluçando. O sábio foi até o rio, pegou água e levou ao jovem. Ele esperou até que o jovem se acalmasse, se levantou e foi sentar onde estava acostumado e começou a meditar.

Depois de alguns minutos o jovem se levantou, sentou ao lado do sábio e falou:

– Quem é você?

– Sou a vida – respondeu o sábio.

– Qual o seu nome?

– Nenhum e todos.

– Como posso te chamar?

– Como quiser.

– Você estava dormindo?

– Estava acordando.

– Estou triste – falou o rapaz.

– Vi você experimentando a tristeza.

– Meu irmão morreu, agora estou sozinho.

– A morte nunca existiu, só a vida.

– Como assim? Vi meu irmão morto – falou o rapaz confuso.

– Você viu o corpo do seu irmão, mas aquele não é o seu irmão, o corpo tem um tempo e tem um fim, mas seu irmão nunca foi o corpo, seu irmão vive além da aparência daquele corpo. Seu irmão é vida, assim como você. Olhe à sua volta, tudo é vida, este rio, os peixes, os pássaros, tudo é vida. Seu irmão vive, só que de uma forma diferente da que você estava acostumado.

Depois disso o jovem entendeu e se acalmou. Um tempo depois ele tornou-se um discípulo do sábio e viveu peregrinando, levando luz e sabedoria por onde passava.

***

Ajude esse site a se manter no ar!

Clique aqui para ler a história O relógio quebrado

2 comentários em “O jovem e o sábio”

  1. História super interessante, realmente as pessoas morrem o corpo ou melhor o seu físico, mais as lembranças continua nos nossos corações, pode passar anos e anos mais a pessoa continuará em nossos corações para sempre.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *