A sogra ruim

História chinesa

Era uma vez uma jovem que se casou e foi viver com o marido na casa da sogra. Pouco tempo depois do casamento, ela começou a perceber que não se adaptava à sogra que a irritava profundamente.

O tempo foi passando e as coisas pioraram muito, mas segundo a tradição chinesa, a nora deve sempre estar a serviço da sogra e obedecê-la em tudo.

Não sabendo mais o que fazer, ela resolveu procurar um sábio para pedir conselhos.

Depois de ouvi-la o mestre lhe entregou algumas ervas e falou:

– Essas ervas vão matar a sua sogra, mas para que ninguém suspeite de você, use-as aos poucos, todos os dias coloque um pouco em sua comida. Para que nunca desconfiem de você comece a tratá-la muito bem, com muito carinho e respeito.

– Obrigada sábio, vou seguir suas recomendações.

Todos os dias ela colocava um pouco das ervas na comida da sogra e, para que ninguém desconfiasse, a nora começou a tratá-la muito bem.

Depois de seis meses as coisas estavam muito mudadas, a sogra agora a tratava como filha e sempre era carinhosa com ela. As duas ficaram próximas e sempre se ajudavam.

A jovem, profundamente arrependida, parou de colocar a erva na comida da sogra e foi procurar o sábio:

– Me ajude, sábio! Minha sogra mudou tanto, não quero mais que ela morra, como faço para que o veneno que dei não a mate.

– Não se preocupe minha jovem, a erva que te dei era inofensiva. A tua sogra não mudou, quem mudou foi você e assim as atitudes dela também mudaram.

Conselho de vó: se quer que alguém mude, mude a si mesmo e veja como tudo muda. As pessoas são espelhos de nossas atitudes.

***

Clique aqui para ler a história A viagem dos três cães

Ajude esse site a se manter no ar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *