O pescador e o empresário

Autor desconhecido

Certa vez, um empresário estava de férias em uma ilha paradisíaca. Fazia muitos anos que ele não viajava a lazer e por essa razão estava tentando aproveitar o máximo que pudesse.

Um dia, sentado na praia, viu um pescador voltando com seu barco do mar. Ele se aproximou, viu uma grande variedade de peixes e começou a conversar com o homem.

– Quanto tempo você gasta para pegar esses peixes?

– Mais ou menos três horas.

– Então, por que você não fica mais tempo no mar para pegar mais peixes?

– Por que eu deveria fazer isso? Com esses peixes eu consigo muito bem sustentar a minha família e ainda me sobra tempo para descansar e aproveitar meu tempo com as coisas que mais gosto de fazer.

O empresário, cheio da sua sabedoria então falou:

– Eu sou um homem de negócios e posso te dar muitos conselhos para que fique rico, ouça com atenção: Se você ficar oito horas por dia no mar poderá pescar mais peixes e assim vendê-los para algumas peixarias da região, com o dinheiro poderá comprar mais barcos e contratar mais pescadores para assim pescar mais peixes, vender para mais peixarias e assim ganhar mais dinheiro e montar sua própria frota, depois poderá investir todo o dinheiro que ganhará para abrir uma grande fábrica que vai limpar o peixe e vender congelado e embalado para todo o pais, pense que poderá conseguir tudo isso com apenas uns vinte ou trinta anos de trabalho árduo, mas depois poderá contratar empresários para gerenciar o seu negócio e então viverá fazendo o que gosta.

O pescador ouviu atento e então respondeu:

– Por que tenho que fazer tudo isso para no fim viver a vida que já vivo hoje?

Conselho de vó: A definição de sucesso é diferente para cada pessoa.

***

Ajude esse site a se manter no ar

Clique aqui para ler a história A roseira orgulhosa

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *