História de MFátima Lima
Certa vez, um moço que precisava de dinheiro foi até à casa de um conhecido que era muito rico.
O rico, com má vontade, o recebeu no portão:
– O que deseja? Não vê que sou muito ocupado?!
– Venho aqui para lhe pedir dinheiro emprestado.
– Para que precisa desse dinheiro?
– Vou comprar um cavalo.
– Se não tem dinheiro para comprar um cavalo como pensa que vai sustentar o animal?
– Eu pedi dinheiro, não pedi conselhos!
O homem rico não emprestou o dinheiro e o moço foi embora. Passados uns dias, ele encontrou um outro homem rico que lhe emprestou o dinheiro e ele comprou o cavalo que queria. Como garantia do empréstimo, deu seu único bem, uma casinha bem simples, mas bem localizada, herança de sua mãe.
Ele estava muito feliz com o cavalo e vivia se exibindo, era um cavalo de raça, chamava a atenção por onde passava. Conseguiu até levar a moça por quem estava apaixonado num passeio, mas quando ela viu que ele não tinha dinheiro nem para pagar um jantar decente, desistiu dele.
Depois de um tempo, o moço foi desanimando, deixou de cuidar do cavalo e o animal foi emagrecendo, ficando feio até que morreu.
O homem que havia emprestado o dinheiro apareceu para receber o pagamento e, como o moço não tinha, teve que lhe entregar a casa que pertencera a seus pais. Lembrou-se então do primeiro homem rico que tentou lhe abrir os olhos e foi atrás dele.
O moço contou-lhe sua história e o homem rico respondeu:
– Sei que sua situação é triste, mas não vou lhe emprestar dinheiro.
O moço então lhe disse:
– Eu não vim lhe pedir dinheiro, vim lhe pedir conselhos.
***
Lenda Yorubá Há muito tempo, o hipopótamo vivia somente na terra, ele era um animal…
História chinesa Num bosque tranquilo, vivia um pavão magnífico, cujas penas brilhavam como arco-íris sob…
História Católica O jumentinho que carregou Jesus na sua entrada triunfal em Jerusalém, voltou para…
Autor desconhecido Certa vez, um homem estava dirigindo perdido quando entrou em um bairro que…
Poema de autor desconhecido Não apresses a chuva.Ela tem seu tempo de cairE saciar a…
Autor desconhecido Havia um homem tinha quatro filhos. Ele queria que seus filhos aprendessem a…