Os sonhos do rei

História indiana

Certa vez, o rei teve um sonho no qual estava sentado em seu trono, quando viu à sua volta muitas raposas que corriam de um lado para o outro.

O rei acordou assustado e chamou seus conselheiros para que pudessem decifrar o sonho, porém nenhum deles conseguiu. Então, o rei mandou espalhar pelo reino o sonho que havia tido e a notícia de que quem o decifrasse, receberia um saco de ouro.

Longe do palácio, um lenhador sentou-se em um tronco no meio da floresta pensando sobre o que tinha ouvido quando foi no vilarejo, ele, pode ser pobre, queria muito ter o dom de decifrar o sonho e assim receber um saco de ouro.

De repente um pássaro pousou do seu lado e falou:

– Por que está triste? Quer decifrar o sonho do rei?

O lenhador levou um susto ao ver aquele pássaro falando:

– O que é isso? Você fala?

– Sim, também sei decifrar sonhos, quer que eu te ajude?

Ainda assustado o lenhador falou:

– Sim!

– Mas para isso, quero ganhar metade do seu tesouro.

O lenhador pensou e viu que meio saco de ouro era melhor que nada e resolveu fazer o acordo com o pássaro.

– O sonho significa que o rei está cercado de inimigos e deve tomar cuidado com os traidores.

O lenhador foi até o palácio e decifrou o sonho para o rei, que ficou satisfeito com o que ele falou, já que tinha a intuição que algo estava acontecendo.

Enquanto voltava para casa o lenhador começou a pensar no ouro que havia recebido e não quis dividi-lo com o pássaro, então ele deu uma volta para não passar perto do tronco.

Dias depois, o rei teve outro sonho em que, em cima de sua cama tinha um punhal, pendurado no teto, imediatamente ele mandou chamar o lenhador e lhe prometeu como pagamento dois sacos de ouro.

Desesperado e sem saber o que fazer, o lenhador de novo foi até o tronco pedir a ajuda do pássaro.

– O que aconteceu? – falou o pássaro – O rei teve outro sonho?

– Sim, me ajude e lhe darei um saco de ouro!

– Diga ao rei que planejam um ato violento contra ele, avise-o para tomar cuidado.

O lenhador foi até o palácio, decifrou o sonho e recebeu seus sacos de ouro, porém ao voltar para a casa, novamente decidiu não dividi-lo com o pássaro, mas quando estava quase chegando em sua casa foi surpreendido por ele e, imaginando que ele queria lhe cobrar o ouro devido, o espantou jogando uma pedra nele.

Felizmente, a pedra não acertou o pássaro que voou para longe.

Algumas semanas depois o rei teve um outro sonho em que ovelhas entravam e saiam de seu palácio.

Novamente ele mandou chamar o lenhador, lhe prometendo três sacos de ouro, o lenhador mais desesperado que da vez anterior não teve outra alternativa a não ser voltar para a floresta, procurar o pássaro e com a maior cara de pau pedir sua ajuda.

O pássaro parecia que já o estava esperando:

– O rei sonhou de novo?

– Sim, por favor me ajude e lhe darei um saco e meio de ouro!!!

– Tudo bem, o sonho significa que ele não corre mais perigo e as coisas voltarão a ficar em paz.

Assim que o rei ouviu o lenhador ficou muito feliz com a notícia e lhe pagou o prometido. Na volta o lenhador começou a pensar o quanto tinha sido injusto e cruel com o pássaro e correu para a floresta para procurá-lo.

– Por favor, me perdoe, tome aqui a metade do primeiro saco de ouro, um saco de ouro da segunda vez que você interpretou o sonho e um saco e meio da terceira vez. Fui muito injusto com você e peço que me desculpe.

Calmamente o pássaro falou:

– Eu não preciso de ouro, somente de sementes, água e um ninho para descansar. Também não preciso do seu pedido de perdão, porque já sabia que você agiria dessa maneira. Quando decifrei o primeiro sonho sabia que você iria me trair, quando decifrei o segundo sonho sabia que você seria violento comigo e no terceiro sonho sabia que você viria a mim como uma ovelha mansa.

***

Ajude esse site a se manter no ar

Clique aqui para ler a história Kuat e Iaê

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *