Gonbeesan

História japonesa

Gonbeesan era um velho senhor que vivia sozinho em sua casa no campo e cuidava de uma plantação de arroz. Perto de sua casa havia um pequeno lago cheio de peixes e todos os dias muitos patos selvagens visitavam esse lago.

Um dia ele decidiu colocar uma armadilha para pegar patos e assim fazer um delicioso assado. O seu plano deu certo e desde então, toda vez que ele sentia vontade de comer pato, colocava a armadilha.

Depois de um tempo, decidiu colocar a armadilha todos os dias e, desde então, todos os dias ele comia um pato.

Um certo dia, teve a ideia de colocar diversas armadilhas para aprisionar muitos patos e assim matá-los conforme sentisse vontade.

Porém, ele foi muito ganancioso e colocou cem armadilhas de uma vez amarradas umas nas outras. No dia seguinte, ficou aguardando o horário em que os patos costumavam chegar para ver seu plano em ação.

Depois de um tempo, cem patos estavam com seus pés presos às cordas, mas o que Gonbeesan não imaginava era que cem patos tentando se soltar das armadilhas tivessem uma força tão grande. Em pouco tempo eles começaram a levantar voo mesmo com os pés presos e um por um alcançou o céu, todos presos pela corda.

Quando o último pato levantou voo, Gonbeesan percebeu que seu pé também estava preso à corda e assim ele subiu ao céu levado pelos patos selvagens.

Ele gritou, esperneou, pediu ajuda, mas ninguém podia ouvi-lo.

Quando estava muito longe e eles sobrevoavam um grande lago, finalmente o homem conseguiu se soltar e começou a cair, cair, cair….

Enquanto caia, algo surpreendente começou a acontecer, seus pés se transformaram em patas, seu corpo se cobriu de penas, sua boca se transformou em um bico e agora ele era um pato, voando pelos céus.

Quando já estava cansado, decidiu descer em um pequeno lago para descansar. Depois de encher a barriga de peixes, quando foi levantar voo sentiu de novo sua pata presa à corda, ele havia sido pego em uma armadilha, igual à que ele colocava.

Então Gonbeesan começou a chorar e pensar em todos os patos que havia matado e no quanto havia sido ganancioso por prender tantas aves nas armadilhas.

Com o seu arrependimento, ele começou a se transformar novamente e enfim voltou a ser o homem de antes, porém, prometeu a si mesmo que nunca mais mataria nenhum animal para comer.

***

Ajude esse site a se manter no ar

Clique aqui para ler a história O sonhos do rei

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *