A lenda de Rudá

Lenda Tupi-Guarani

No começo dos tempos só havia silêncio e escuridão.

Então, nasceu o Sol, Guaraci.

Com seus raios sobre a terra Guaraci começou a criar: criou as águas, os ventos, as nuvens, a chuva, depois criou as montanhas, os rios e os mares, em seguida todas as plantas, os peixes, os insetos, os pássaros e os animais, por fim criou o ser humano.

Depois de criar tantas coisas Guaraci começou a ficar cansado e foi fechando os olhos até que adormeceu.

Novamente a escuridão tomou conta de tudo, mas em seu sono Guaraci criou Jaci, a Lua, que iluminou toda a terra.

Quando acordou e foi devagarinho abrindo seus olhos, Guaraci viu Jaci, brilhante e prateada. Imediatamente ele se apaixonou por ela e ela por ele, mas, assim que ele despertou totalmente ela desapareceu.

Ele começou a procurá-la, percorreu toda a terra, mas não encontrou.

De tanto procurar Jaci, Guaraci ficou cansado e novamente adormeceu, quando acordou viu Jaci, mas quando despertou totalmente ela desapareceu mais uma vez.

Ele percebeu que eles nunca poderiam ficar juntos e para ajudá-lo com seu amor, Guaraci criou Rudá, o mensageiro do amor.

Então, todos os dias Rudá passava a Guaraci as mensagens de Jaci e passava a Jaci as mensagens de Guaraci, para que o amor entre os dois pudesse continuar existindo.

Até hoje, Rudá é o mensageiro do amor de Guaraci e Jaci.

Ele também é o encarregado de fazer o amor acontecer entre todas as criaturas, é responsável por flechar e amolecer o coração duro das indígenas e dos indígenas guerreiros e prepará-los para o amor.

***

Ajude esse site a se manter no ar

Clique aqui para ler a história O rabino milagroso

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *