As penas de ouro

Adaptação de Ciça Lima

Em uma vez, em uma pequena cabana na floresta, viviam um pai, uma mãe e três filhas pequenas. Eles eram muito pobres e o pai mantinha sua família com o pouco que ganhava como lenhador.

Certa vez, cansado de tanto trabalhar e muito triste por não conseguir dar sustento a sua família o pai se sentou em um toco na floresta e começou a chorar.

Quando levantou os olhos levou um susto, pois bem na sua frente havia aparecido uma fada. Ele já tinha ouvido falar das fadas da floresta, mas nunca tinha visto uma e achava que era invenção das pessoas.

Então, a fada perguntou:

– Por que está chorando?

O lenhador contou para a fada toda sua tristeza em não conseguir dar uma condição de vida melhor a sua família.

– Eu posso te ajudar, posso deixar sua família muito rica, mas isso tem um preço.

– Eu aceito qualquer coisa!

– Tem certeza?

– Qualquer coisa para ver minha esposa e minhas filhas bem alimentadas, em uma casa confortável e felizes.

Nesse momento, a fada pegou a sua varinha e transformou o homem em um ganso dourado.

Assim que fez a mágica a fada desapareceu sem falar nada.

O pai-ganso ficou confuso, não entendeu como aquilo poderia ajudar a sua família. Resolveu voar até sua casa para ver como elas estavam.

Ao chegar na cabana tudo estava da mesma maneira que antes, viu sua mulher limpando a casa e as meninas brincando no quintal.

Ele ficou revoltado, se sentiu enganado pela fada e começou a se debater de raiva. Foi quando percebeu que uma de suas penas douradas havia caído e assim que tocou o chão se transformou em uma pena de ouro.

Então ele voou até sobre as meninas, lançou a pena, voou para longe e do alto de uma árvore ele viu que elas levaram a pena até a mãe que ficou surpresa com o que viu.

Naquele mesmo dia ela foi até a vila mais próxima e trocou a pena por muitos alimentos e ainda sobrou dinheiro.

No dia seguinte o pai-ganso fez a mesma coisa, voou sobre as meninas que brincavam e soltou outra pena que assim que tocou o chão se transformou em ouro.

Muitos meses se passaram e todos os dias ele fazia a mesma coisa. A vida da família melhorou muito, agora elas se alimentavam melhor, se vestiam melhor e ainda reformaram a casa a deixando mais confortável para todas elas.

Porém, apesar de estarem muito melhor de vida, todos os dias elas choravam a falta do pai que elas pensavam estar desaparecido.

O tempo passou e algumas pessoas da vila começaram a se perguntar de onde aquela mulher da floresta conseguia tantas penas de ouro e a notícia se espalhou.

Alguns bandidos ficaram sabendo e resolveram espionar a cabana da família para descobrir o segredo delas.

Eles ficaram escondidos na floresta e observaram que um ganso de penas douradas apareceu voando e lançou a pena sobre as meninas que brincavam, imediatamente elas pegaram a pena e levaram para a mãe que cozinhava dentro da cabana.

Os bandidos armaram um plano para capturar o ganso e assim ficarem ricos também. No dia seguinte se esconderam na floresta novamente e assim que o ganso lançou a pena e as meninas entraram na cabana eles jogaram sobre o ganso uma rede que o aprisionou.

O ganso começou a grasnar muito alto e isso fez todas elas saírem da cabana para ver o que estava acontecendo. Com medo de serem pegos os bandidos começaram a arrancar as penas do ganso, mas assim que arrancavam ela ficava branca e voava com o vento.

A mãe, assustada com o que estava vendo correu para dentro da cabana, pegou sua espingarda e atirou para o alto. Na mesma hora os bandidos correram para a floresta assustados.

Quando a mãe e as meninas se aproximaram do ganso perceberam que ele estava todo machucado e depenado, então o levaram para dentro da cabana para curar suas feridas.

Enquanto cuidavam dele o corpo do ganso foi se transformando e ele voltou a sua forma humana.

Todos elas começaram a rir e chorar de emoção, pois perceberam que o pai nunca havia as abandonado e todos os dias cuidava delas.

Como a mãe havia guardado muitas penas de ouro eles puderam viver confortavelmente, felizes e reunidos.

***

Ajude esse site a se manter no ar

Clique aqui para ler a história A lenda de Rudá

3 comentários em “As penas de ouro”

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *