O Baobá generoso

História Africana

Certa vez, na África, um menino encontrou uma semente de baobá e resolveu plantá-la em sua aldeia. Ele cuidou daquela semente e ficou muito feliz quando finalmente brotou no chão uma pequena mudinha.

Ele a cercou e não deixava que ninguém se aproximasse dela. Com o tempo a pequena mudinha se transformou em uma grande árvore e o menino se transformou em um homem.

Mesmo adulto e pai de quatro filhos o homem ainda cuidava do seu baobá como se fosse um dos seus filhos.

Muito tempo se passou e uma seca arrasou toda a aldeia, nada podia ser cultivado e a fome começou a fazer todos sofrerem.

Então, o homem foi até o baobá e falou com ele bem baixinho:

– Querido Baobá, você é uma árvore poderosa e abundante. Por favor, compartilhe suas reservas de água com meu povo que está sofrendo.

Em seu coração ele ouviu a resposta do baobá:

– Querido homem, sua bondade e compaixão não passaram despercebidas. Por sua generosidade, eu compartilharei minhas reservas com seu povo.

O baobá então compartilhou com a aldeia toda a água reservada em seu tronco e assim eles puderam sobreviver a seca até que as chuvas começassem a cair novamente.

Desde então, o Baobá ficou conhecido como a árvore da generosidade e se tornou um símbolo de solidariedade e apoio mútuo.

***

Ajude esse site a se manter no ar

Clique aqui para ler a história A criação do elefante

1 comentário em “O Baobá generoso”

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *