O tigre e o urso

História coreana

Muito tempo atrás, no reino celeste, vivia Hwanin, o deus do céu, e seu filho Hwanung, que era muito curioso sobre a vida na terra. Ele era tão curioso que podia passar dias observando os homens.

Certo dia, Hwanung decidiu pedir ao pai para viver na terra.

Hwanin ficou surpreso com o pedido, mas por fim autorizou. Ele delegou que um deus da chuva, um deus do vento, um deus das nuvens e três mil seres do reino celestial o acompanhassem.

Ao chegar na terra, Hwanung reuniu as pessoas em uma grande aldeia e ensinou as técnicas de caça, agricultura e medicina com a ajuda dos deuses.

Com as técnicas aprendidas e a ajuda dos deuses da chuva, vento e nuvens, as pessoas nas aldeias tinham uma vida muito tranquila e sempre foram gratos a Hwanung por isso.

Um dia, um tigre e um urso começaram a observar os humanos na aldeia e decidiram que queriam ser humanos também. Pediram a ajuda a Hwanung para que ele os transformasse.

Hwanung respondeu que concederia o pedido se os dois aceitassem cumprir um desafio: deveriam vivem dentro de uma caverna por cem dias se alimentando somente de alho e folhas de estragão. Eles aceitaram e foram para a caverna.

Porém, antes de completar os cem dias o tigre não aguentou o desafio, pois sentia muito desejo de comer carne. Ele foi embora deixando somente o urso na caverna.

Depois de cumprido o desafio Hwanung transformou o urso em uma linda mulher e deu a ela o nome de Ungnyeo.

Depois de um tempo Ungnyeo começou a ter o desejo de ser mãe e todos os ia ao santuário fazer suas orações e pedir um filho.

Hwanung ficou comovido com as orações e se apaixonou por ela. Para poderem ficar juntos ele desiste de sua divindade e se torna humano para poderem se casar.

Um ano depois de casados Ungnyeo dá a luz um menino e lhe dá o nome de Dangun.

Dangun cresce sendo conhecido pelo seu senso de justiça e bom coração.

Dangun tem excelentes habilidades de caça, é exímio na medicina ajudando as pessoas de sua aldeia quando estão doentes, além de ajudar na resolução de problemas como brigas e mal-entendidos.

Ele é muito amado por todos da aldeia e em pouco tempo o transformam no rei do lugar.

Dangun funda o primeiro reino coreano, Joseon, no ano de 2333 antes de Cristo.

***

Ajude esse site a se manter no ar

Clique aqui para ler a história O dragão de Ipu

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *