História coreana
Muito tempo atrás, no reino celeste, vivia Hwanin, o deus do céu, e seu filho Hwanung, que era muito curioso sobre a vida na Terra. Ele era tão curioso que podia passar dias observando os homens.
Certo dia, Hwanung decidiu pedir ao pai para viver na Terra.
Hwanin ficou surpreso com o pedido, mas, por fim, autorizou. Ele determinou que um deus da chuva, um deus do vento, um deus das nuvens e três mil seres do reino celestial o acompanhassem.
Ao chegar à Terra, Hwanung reuniu as pessoas em uma grande aldeia e ensinou as técnicas de caça, agricultura e medicina com a ajuda dos deuses.
Com as técnicas aprendidas e a ajuda dos deuses da chuva, do vento e das nuvens, as pessoas das aldeias passaram a ter uma vida muito tranquila e sempre foram gratas a Hwanung por isso.
Um dia, um tigre e um urso começaram a observar os humanos na aldeia e decidiram que queriam ser humanos também. Pediram ajuda a Hwanung para que ele os transformasse.
Hwanung respondeu que concederia o pedido se os dois aceitassem cumprir um desafio: deveriam viver dentro de uma caverna por cem dias, alimentando-se somente de alho e folhas de estragão. Eles aceitaram e foram para a caverna.
Porém, antes de completar os cem dias, o tigre não aguentou o desafio, pois sentia muito desejo de comer carne. Ele foi embora, deixando somente o urso na caverna.
Depois de cumprido o desafio, Hwanung transformou o urso em uma linda mulher e deu a ela o nome de Ungnyeo.
Depois de um tempo, Ungnyeo começou a ter o desejo de ser mãe e todos os dias ia ao santuário fazer suas orações e pedir um filho.
Hwanung ficou comovido com as orações e se apaixonou por ela. Para poderem ficar juntos, ele desistiu de sua divindade e se tornou humano para que pudessem se casar.
Um ano depois de casados, Ungnyeo deu à luz um menino e lhe deu o nome de Dangun.
Dangun cresceu sendo conhecido por seu senso de justiça e bom coração.
Dangun tinha excelentes habilidades de caça, era exímio na medicina, ajudando as pessoas de sua aldeia quando estavam doentes, além de auxiliar na resolução de problemas, como brigas e mal-entendidos.
Ele era muito amado por todos da aldeia e, em pouco tempo, foi transformado no rei do lugar.
Dangun fundou o primeiro reino coreano, Joseon, no ano de 2333 antes de Cristo.
***
