O Dragão de Ipu

Folclore brasileiro

Conta a lenda, que mais de mil anos atrás, um dragão que vivia na Cordilheira dos Andes, resolveu atravessar toda a cordilheira e vir para onde hoje é a cidade de Ipu, no Ceará, lá ele encontrou uma caverna tão grande quanto ele, guardou todos os seus tesouros e depois dormiu, para descansar da viagem.

Centenas de anos depois, um holandês que vivia na cidade ficou sabendo da lenda e resolveu explorar as cavernas da região para encontrar o dragão.

Despois de muito procurar, sem êxito, um dia, descansando aos pés da cachoeira do véu da noiva, viu, atrás da queda d’água uma passagem.

Lá ele descobriu uma grande caverna, onde serenamente dormia o dragão e todo o seu tesouro.

Esse holandês havia vivido muitos anos em uma tribo indígena da região e tinha aprendido com o cacique vários encantamentos para caçar.

Ele resolveu usar esses encantamentos para que pudesse roubar os tesouros e não ser devorado pelo dragão.

Seu plano deu certo e ele saiu de lá com um saco de moedas de ouro e pedras preciosas.

Sem saber o que fazer com o tesouro e com medo de ser roubado, ele resolveu enterrá-lo em um local onde meses depois começou a construção da Igreja de São Sebastião, que é o padroeiro de Ipu.

Com receio de desagradar o santo, desenterrando o tesouro, resolveu voltar a caverna para roubar mais tesouros do dragão.

Porém, dessa vez ninguém sabe o que aconteceu com o holandês, ele desapareceu depois desse dia.

Alguns dizem que ele conseguiu pegar os tesouros e foi embora dali, podre de rico, outros dizem que o encantamento não deu certo e ele foi devorado pelo dragão.

Os moradores de Ipu dizem que até hoje o dragão está descansando na caverna com todos os tesouros a sua volta, mas ninguém teve coragem de voltar lá para ver.

Quanto ao tesouro da Igreja de São Sebastião, ainda está lá, guardado pelo santo.

***

Ajude esse site a se manter no ar

Clique aqui para ler a história Frederico e Catarina

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *