O mendigo no portão

História de Malba Tahan

Certa vez, um homem muito rico estava na varanda de sua casa quando viu um mendigo que estava coçando as costas no portão de sua casa.

O rico percebeu que o mendigo estava com coceira, provavelmente, porque fazia muitos dias que não tomava banho. Ele se compadeceu do homem, o levou para dentro de casa para que pudesse tomar banho, se alimentar e ainda lhe deu uma roupa nova.

Dias depois, esse mendigo contou aos seus companheiros o que havia lhe acontecido e dois outros mendigos resolveram ir à frente da casa do homem rico e ficar coçando as costas no portão para também aproveitarem os benefícios que o outro recebeu.

Porém, ao ver os dois homens se coçando no portão o homem rico ficou encolerizado e com uma bengala expulsou-os da frente de sua casa.

Um dos mendigos, sem entender o que estava acontecendo, perguntou ao homem:

– Por que ao nosso amigo deixou tomar banho, deu comida e roupas novas e a nós trata dessa forma?

– O outro mendigo estava se coçando no portão porque estava sozinho e me compadeci dele, mas vocês não estão sós, poderiam se ajudar, se estivessem coçando um ao outro eu também ficaria com pena e os ajudaria, mas como estavam se coçando no portão vi que era uma armação.

***

Ajude esse site a se manter no ar

Clique aqui para ler a história O maior dos milagres

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *