Frederico e Catarina

História dos Irmãos Grimm

Era uma vez dois jovens que tinham acabado de se casar, Frederico e Catarina. Logo que acabou a Lua de Mel Frederico falou a sua esposa:

– Hoje eu vou trabalhar e quando voltar, quero comer uma refeição muito gostosa.

Quando se aproximou do horário do marido voltar Catarina pegou um belo bife e colocou para fritar, enquanto fritava ela desceu até o porão para encher uma caneca com cerveja do barril que lá ficava, enquanto enchia a caneca se lembrou que o cachorro estava solto e poderia tentar pegar o bife, então, ela deixou a caneca enchendo e subiu para ver o bife.

Conforme ela havia imaginado o cachorro tinha roubado o bife e estava fugindo da cozinha. Ela correu atrás do cachorro até o quintal, mas depois de muito correr viu que não o alcançaria, então se lembrou que tinha deixado a torneira do barril de cerveja aberta e correu para o porão.

Chegando lá, viu que o barril tinha se esvaziado todo e derramado cerveja por todo o chão, ela pegou a caneca que estava cheia e começou a imaginar uma maneira mais fácil de limpar toda aquela bagunça, quando se lembrou que haviam comprado um saco de farinha e decidiu jogar a farinha no chão para que absorvesse a cerveja. Assim ela fez, mas em vez de absorver o trigo com a cerveja se transformaram em uma lama branca por todo o porão, ela resolveu subir para limpar o porão depois, mas acabou tropeçando e deixou cair a jarra de cerveja na escada.

Logo Frederico chegou e ela contou a ele tudo o que havia acontecido. O marido, sem acreditar no que estava acontecendo falou:

– Como é possível que você tenha deixado isso acontecer?

– Eu não sabia que estava agindo errado, você deveria ter me explicado.

No dia seguinte, Frederico, para se precaver de possíveis problemas, resolveu explicar tudo direitinho para ela, depois de explicar ele resolveu esconder o ouro que possuía para que Catarina não acabasse com ele.

– Catarina, vou enterrar esses botões amarelos no quintal, não desenterre, nem mexa neles.

– Está bem, Frederico!

O marido foi trabalhar e enquanto estava fora apareceram dois vendedores de louças e utensílios domésticos, Catarina queria comprar várias coisas, mas não tinha dinheiro nenhum, então resolveu falar para os homens:

– Não tenho dinheiro, mas vocês aceitariam botões amarelos?

– Podemos ver esses botões? – falou um dos vendedores.

Então Catarina explicou para o homem onde eles estavam enterrados. Assim que o vendedor viu que era ouro, deixou com ela todas as louças e utensílios e foi embora com o ouro.

Quando Frederico voltou para casa viu a cozinha repleta de coisas novas e perguntou a Catarina o que era aquilo.

Ela contou a ele o que havia acontecido e Frederico falou:

– Mas, eu falei para você não mexer nos botões amarelos!

– Eu não mexi, foram os vendedores que mexeram.

Imediatamente, Frederico resolveu ir atrás dos vendedores para desfazer a venda.

– Vou com você Frederico, para que possa reconhecer os homens – disse Catarina.

– Então pegue pão, margarina e queijo para comermos no caminho.

Como Catarina andava devagar, Frederico foi a frente carregando o pão e ela atrás carregando a manteiga e o queijo.

No meio do caminho Catarina viu na estrada uma raiz exposta e percebeu que as rodas das carroças estavam passando por cima, ela ficou com pena da árvore e resolveu passar a manteiga na raiz para protegê-la, mas quando se abaixou para passar a manteiga o queijo caiu foi rolando para o meio do mato.

Depois de ajudar a pobre árvore ela resolveu procurar o queijo, mas, mesmo depois de muito procurar não o encontrou e resolveu procurar o seu marido.

Depois de muito andar, encontrou Frederico descansando embaixo de uma árvore.

– Estou com fome, por onde você andou? Onde está a manteiga e o queijo?

Catarina contou tudo o que tinha acontecido e eles comeram somente o pão.

Então, Frederico resolveu perguntar:

– Catarina, você trancou a porta da casa quando saímos?

– Não, você não disse que era para trancar! Não se preocupe, vou voltar para casa, trancar a porta e aproveitar para trazer algo para nós comermos.

Federico estava tão irritado que acabou aceitando a proposta da mulher e ficou esperando.

Quando chegou em casa Catarina pegou um saco de nozes e uma garrafa de vinho para levar até o marido, mas como não encontrou a chave para trancar a casa e imaginando que o marido estava preocupado com a porta, resolveu arrancar as dobradiças e levar a porta consigo pois estaria mais segura.

Frederico estava cochilando quando Catarina o chamou, ele abriu os olhos e a viu com a porta apoiada na cabeça:

– Catarina, eu pedi para você trancar a porta e você arrancou a porta e trouxe até aqui?

– Não achei a chave e sabia que você estava preocupado com a porta, então a trouxe para que a gente fique de olho nela.

Frederico estava cansado e não tinha forças nem para discutir. Eles continuaram a viagem e acabou anoitecendo, com medo dos lobos que andavam por aqueles lados durante a noite, resolveram subir em uma árvore para dormir.

Com muito esforço levaram a porta para cima, se sentaram nela e quando iam começar a comer as nozes e tomar o vinho viram chegar os dois vendedores que se sentaram bem embaixo da árvore para descansar.

Eles resolveram esperar um pouco antes de falar com eles, porém enquanto observavam Catarina deixou cair o saco de nozes na cabeça deles.

Eles ficaram assustados e olharam para cima, mas não viram nada por que estava muito escuro e por que a porta impedia a visão dos dois.

Pouco depois Catarina foi beber o vinho e acabou derrubando a garrafa na cabeça de um deles que ficou atordoado, novamente olharam para cima e não viram nada, mas assustados e pensando se tratar de assombração correram para longe deixando tudo o que tinham para trás.

Quando amanheceu eles pegaram o ouro, a porta e voltaram para casa.

***

Ajude esse site a se manter no ar

Clique aqui para ler a história O Arco-íris

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *